terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Um dossiê contra o Inferno Part.9

Obs: O debate está em portunetes. Pelo menos da minha parte. A continuação a seguir, é d como está rolando o debate na comunidade Apologética Cristã Evangélica.

Marcelo

MILTON;

Primeiramente, como MODERADOR, quero dizer que você tem, entre nós, liberdade para expor suas opiniões; no entanto, peço que você não fique postando opiniões extraídas de outras comunidades. Isso traz um peso sobre o debate que não é justo, e talvez, nem honesto – já que obriga que os participantes daqui tenham que responder pela opinião dos outros, etc. Como MODERADOR peço que você não faça isso.
7 fev (2 dias atrás)

Marcelo

Sobre as questões que lhe propus;

a) Como deve ser um DEUS AMOROSO.

Na sua opinião ele deve “Ser como Jesus mesmo diz e como muitos profetas de outras religiões dizem”.

Em outras palavras, Deus deve ser AGNOSTICO, pois submete-se, na sua opinião, ao que foi dito pelos profetas DAS RELIGIÕES. Religiões que são contraditórias entre si, cujos sistemas, assim como agua e oleo, não se misturam. Logo, se temos um Deus submetido a todas estas 'verdades', que se contradizem entre si, temos um Deus AGNOSTICO, em quem não reside a Verdade.

Em outras palavras, Deus deve ser também ANTI-CRISTÃO, pois uma vez que ele, na sua opinião, esta impedido de exercer juízo, ele fica contra Cristo, que também falou sobre o Juízo de Deus.
7 fev (2 dias atrás)

Marcelo

b) Quem tem autoridade para definir o que é um DEUS AMOROSO.

Você diz que quem JULGA DEUS é você MESMO, já que, segundo diz, DEUS mora dentro de você.

Pergunto: quem foi que disse que Deus mora dentro de você, ou dentro de qualquer outra pessoa...

Pergunto: quem foi que disse que, morando Deus dentro de você, isso te conceda autoridade para ser JUIZ DE DEUS...

Um abraço.

PS: trazendo debates de 'fora' eu irei, inicialmente, deleta-los, persistindo, outras medidas serão tomadas.
7 fev (2 dias atrás)

Thiago

Milton

Céu Bíblico -> Conhecer a Deus, eternamente sobre benção (proximidade)...
Inferno Bíblico -> Separação total de Deus, eternamente sobre maldição (distância)...
Fonte: Bíblia

Céu Islamico -> Prazeres carnais eternos
Inferno Islamico -> Tormentos eternos para não muçulmanos ou para aqueles com obras insuficientes
Fonte: Alcorão

Se vc não considera nenhuma das duas como verdade absoluta, não tem motivos para crer em partes de ambas.

Se vc diz que foram manipuladas pelo homem, então para vc, que partes não foram? As que vc acredita? as que te agradam?

Se essa é sua fé sobre esses livros, então a sua condenação é a mesma em ambos. Vira ateu, ou gnostico que é melhor, assim vc poderá dar a "sua" visão do que Deus é e do que não é, do que pode e do que não pode fazer.

Criando assim o seu Deus pessoal da conveniencia, que vai criar um paraiso pessoal pra vc e um inferno pessoal para mim que não vou crer.

reginaldo

Cristo falou por parábolas e muito entendem tudo ao pé da letra, assim nao ouvem nem enxergam. Mat 13;13

Tiago 3:6 - A língua também é um fogo; como mundo de iniqüidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno .

(((VEJA QUE O INFERNO JAH ESTA NO HOMEM )))

Mateus 5:22,29 - Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno.

((( VEJA QUE O INFERNO VEM POR NAO PERDOAR O PROXIMO, QUE VEM PELA FORÇA DA LEI QUE EXISTE POR APOSTATAR DA FÉ, ASSIM SENDO ENTREGUE AOS VERDUGOS AQUELE QUE NAO PERDOOU )))

Portanto, se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno.

((( O ESCANDALO VEM DE DENTRO PRA FORA ATRAVEZ DE UM TIPO DE VISAO OU ENTENDIMENTO TREVOSO QUE A PESSOA TEM, QUEM NAO LANÇA MAO DESTA VISAO CAI NA MAO DOS ATORMENTADORES QUE ESTAO NELA MESMO PELA CARNE. )))

Mateus 10;28 - E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo.

((( ORA QUEM DA AUTORIDADE AOS VERDUGOS EH DEUS ))) Rom 13
E, indignado, o seu senhor o entregou aos atormentadores, até que pagasse tudo o que devia. Mateus 18:34 )))))
7 fev (2 dias atrás)

reginaldo

PARABOLA DE JESUS:

Ora, havia um homem rico, e vestia-se de púrpura e de linho finíssimo, e vivia todos os dias regalada e esplendidamente.

((( QUEM EH ESSE HOMEM SENAO O ENTENDIMENTO NATURAL DO HOMEM ? RICO DE RELIGIOSIDADE E DOUTRINAS DE MASCARAS E APARENCIAS )))

Havia também um certo mendigo, chamado Lázaro, que jazia cheio de chagas à porta daquele;
((( QUEM EH ESSE HOMEM, SENAO O ENTENDIMENTO DO CRISTO EM CHAGAS POR NOSSOS DELITOS DENTRO DE NOS ? QUE EH LOUCO E CONTRARIO A TUDO QUE EH NATURAL, )))

Jesus jamais poderia esta falando de pessoas.
7 fev (2 dias atrás)

Thiago

reginaldo

Tu é gnostico enrustido! A muito tempo que eu já sei. Vc lê e cria a sua interpretação, vê parabola em tudo. Se é a sua posição otimo, mas não é a posição bíblica.

Se a bíblia é figurada a estes extremos então ela não é a palavra de Deus, pois qualquer um que leia sem ser guiado pela visão literalista vai entender o que quiser e como quiser.

Como é que vc interpreta essas passagens:

"Os pecadores de Sião se assombraram, o tremor surpreendeu os hipócritas. Quem dentre nós habitará com o fogo consumidor? Quem dentre nós habitará com as labaredas eternas"?
Isaías 33:14

"E sairão, e verão os cadáveres dos homens que prevaricaram contra mim; porque o seu verme nunca morrerá, nem o seu fogo se apagará; e serão um horror a toda a carne".
Isaías 66:24
7 fev (2 dias atrás)

Marcelo

Agnóstico enrustido foi uma boa sacada. Mas, penso quem nem alegorismos nem literalismos são boas opções, o que se deve é respeitar o contexto (coisa que o Reginaldo não sabe fazer); a esse respeito podemos dar o nome de metodo histórico-gramatical.
7 fev (2 dias atrás)

Thiago

Marcelo

Com certeza, não é que tudo possa ser visto como literal, mas tudo que parte do entendimento bíblico literal é facilmente perceptivel no entendimento subjetivo. Por exemplo:

"Portanto, se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno". Mateus 5:29

Não podemos interpretar que devemos arrancar olhos aqui, mas, mesmo assim, seria melhor arranca-los literalmente do que ir para o inferno, ou alguém discorda?

Eu arrancaria os dois numa boa pra não ir pro inferno. Cristo faz isso nessa passagem ele parte de uma visão literal para um entendimento subjetivo, embora o entendimento literal ainda seja em si uma verdade.
7 fev (2 dias atrás)

Fabyo (M@D)

Quote (
@ Marcelo Lemos (blog Olhar Reformado) @ 12:00 (24 minutos atrás))

Agnóstico enrustido foi uma boa sacada. Mas, penso quem nem alegorismos nem literalismos são boas opções, o que se deve é respeitar o contexto (coisa que o Reginaldo não sabe fazer); a esse respeito podemos dar o nome de metodo histórico-gramatical.


Vide aniquilacionismo, propagado pelos Testemunhas de Jeová e adventistas, eu não sou tão radical, e vejo que há expoentes modernos que aceitam a não existência do inferno, um bom teólogo luterano Oscar Cullman, se não me engano é adepto desta linha interpretativa, aqui no Brasil temos o Ed Rene Kivitz, que também pensa assim...enfim, tema periférico!

7 fev (2 dias atrás)

Rudy

você acha q ele vai estar sendo eternamente bom deixando alguém queimar eternamente no inferno?

Nem li.

Só passei os olhos e encontrei esta pérola.

Tal pérola reforçou meu ato de não ler.

Para que gastar meu tempo com isso, depois dela?

HAHAHAHA!

Na boa, e sendo sucinto, você acha que Deus é 1) infinitamente bom? Engana-se. Chega uma hora em que a justiça é para ser aplicada mais do que a bondade. O Todo-Poderoso não é como as autoridades brasileiras, que conivem com Fernandinho Beira-Mar, FARC, entre outros. E 2) bom segundo os ditames de quem, de Sua própria natureza, incorruptível, ou da natureza podre, inconstante e limitada humana?

Deus não é onipotente para que cumpra a SUA agenda para o mundo, ok?

Sugiro-te uma coisa: repense-se, você está muito humanista.

E, por fim, uma vez que a pessoa coloca a si mesma a decisão, subjetivamente tomada, irretirável de que não crerá em Deus, sem esquecer de ter em mente que pecamos minuto após minuto, nada mais lógico do que uma punição ao extremo da perpétua ao transgressor.

;)
7 fev (2 dias atrás)

Rudy

Meu raciocinio é bem simples. Se Deus consegue tudo o q quer e quer q TODO homem(humanidade) se salve. D uma forma ou d outra ele vai conseguir. Uns vão pela dor e outros pelo amor.

Deus quer que todos os homens se salvem? Ótimo. Que tal, então, Deus, agora, começar a tirar a liberdade de escolha, e, com isso, a responsabilidade humana, a autonomia do pensamento, a autonomia do ser, etc.?

Não, seu raciocínio, mesmo simples, é simples demais, porque a mente Dele transcende a sua.

E, comumente, luta contra o Inferno quem tem medinho humanista de sofrer e vive afim de novas chances para se retratar.

Deus faz o que Ele quer, quando quer, como quer, com quem quer e na medida que quiser. Afinal, Ele não é homem para fazer as mesmas porcariadas que nós.

Sem mais.
7 fev (2 dias atrás)

Fabyo (M@D)

Só a fé...

Claro esteja a vontade!;)
7 fev (2 dias atrás)

Marcelo

Fabyo;

Eu nao sou literalista, e meu respeito ao contexto (como disse acima) me faz ponderar os dois lados; hoje, nao tenho opiniao formada sobre a NATUREZA do Inferno, mas que ele existe, existe... risos!

Fabyo (M@D)

Risos.....ad infinitus...eu também não tenho opinião formada, e isso pode ser um grave erro, ou não, não sei...pois estou caminhando para não ter opinião formada por quase nada, do que temos com periférico a fé cristã, ou seja, aquilo em que a bíblia não é clara em sua plenitude!;)
7 fev (2 dias atrás)

reginaldo

Tu é gnostico enrustido!

Essas qualificaçoes, julgamentos e divisões só sãopossives no cristianismo e toas as suas variações.

Se a bíblia é figurada a estes extremos então ela não é a palavra de Deus, pois qualquer um que leia sem ser guiado pela visão literalista vai entender o que quiser e como quiser.

Na verdade é pra NÂO ENTENDER MESMO !! O HOMEM NATURAL NÃO DISCERNE O ESPIRITUAL.

SE O ESPIRITO NÃO TE REVELAR A ESCRITURA, voce continuará preso a Mateus 13;13.


"Os pecadores de Sião se assombraram, o tremor surpreendeu os hipócritas. Quem dentre nós habitará com o fogo consumidor? Quem dentre nós habitará com as labaredas eternas"?
Isaías 33:14

"E sairão, e verão os cadáveres dos homens que prevaricaram contra mim; porque o seu verme nunca morrerá, nem o seu fogo se apagará; e serão um horror a toda a carne".
Isaías 66:24

O pecador e a carne dos versos acima é uma pessoa ou o entendimento que esta numa pessoa ?

Em Rom 6;6 esta a resposta.

Mas o letrista jamais poderá visualisar as coisas do espirito , pois lhe são loucura !
7 fev (2 dias atrás)

reginaldo

pAULO PRA tIMOTEO FALA MUITO BEM DO ENTENDIMENTO QUE TE ACOMPANHA !



7 Querendo ser mestres da lei, e não entendendo nem o que dizem nem o que afirmam.
8 Sabemos, porém, que a lei é boa, se alguém dela usa legitimamente;

Vc sabe como que se usa legitimamente da lei ???
7 fev (2 dias atrás)

Billy V. Orlandi

vc tem um problema....

Deus é bom, Deus é amor...qual o problema nisso?

vc é mal, e sem amor....

e por Deus ser bom e ser justo, Ele deve punir os homens que sao horrivelmente mals...mas eles nao sabem que sao, pq sao cegos e mortos espiritualmente...

bomdade e misercórdia nao sao os unicos atributos de Deus, Ele tbm é ira, justiça, santo...!!!!






abs
7 fev (2 dias atrás)

Billy V. Orlandi

(para milton)
7 fev (2 dias atrás)

Herbert

Se o inferno fosse eterno, o mal teria vencido, porque o mal sempre continuaria no inferno.
7 fev (2 dias atrás)

Billy V. Orlandi

base biblica?
8 fev (1 dia atrás)

Thiago

reginaldo

Vc não cre:

* No arrebatamento (volta de Cristo é na cabeça do crente)

* No estado eterno do inferno (morreu acaba)

Vc diz que é iluminado pelo esppirito e que interpreta as escritura espiritualmente, porém a sua forma não é muito convencional, diga-se de passagem.

Logo, tem meio mundo de crente e teologos ai que não sabem o que dizem, visto que eles creem diferente de vc.

É isso?
8 fev (23 horas atrás)

reginaldo

Vc não cre:

* No arrebatamento (volta de Cristo é na cabeça do crente).

Não creio no arrebatamento fisico criado por roma e teorizado por por John Nelson Darby no século 18. Creio no arrebatamento descrito por Paulo.

* No estado eterno do inferno (morreu acaba)

Quem julga o proximo, quem não perdoa condutas infames já esta no seu inferno particular. Mat 18;34

Logo, tem meio mundo de crente e teologos ai que não sabem o que dizem, visto que eles creem diferente de vc.

É isso?

Eles estão corretissimos em suas afirmações. Elas são claras e literais. O problema é travar ai e achar que sabe-se tudo. Paulo disse: Renovai as vossas mentes.

Ninguem se forma na renovação da mente.....então porque o crente cria doutrinas fechadas ??

Um teologo não é burro, um exegeta hermeneuta, não é burro. Estão apenas travados no seu saber e por achar que sabem logo não aprenmderam inda como convem.

1 Cor 8 E, se alguém cuida saber alguma coisa, ainda não sabe como convém saber.
Mas, se alguém ama a Deus, esse é conhecido dele
8 fev (23 horas atrás)

Marcelo

Cada o Milton...

...

disponível Milton:

Voltei

Eu estive uns tempos aqui sem postar pois tava sem net. Mas ok. O q vcs veêm d justo num ser q pune alguém eternamente? Sem q seja pra fazer essa alma se corrigir? Se arrepender e concertar seus erros? Sem d]ao menos dar uma chance d redenção? Lembre-se também d uma coisa meu caro moderador. As opiniões q postei da outra comunidade aqui. São nada mais q as minhas opiniões, só q ditas d forma mais simplificada.
8 fev (18 horas atrás)
excluir

disponível Milton:

Marcelo

Não me lembro bem em qual lugar da Bíblia está. Creio q em Mateus. "Jesus diz. O reino do céus está entre vós." Mas a tradução real é "O reino d Deus está em vós." E como vc pode dizer q Deus não está dentro d nós se ele é onipresente? Como Deus é onipresente, não só em nós ele vai estar. Mas em tudo q existe no universo. Qanto as religões. Sabe o q elas tem em comum? A maioria delas tem como algo comum fazer o bem a si mesmo e ao próximo e adorar algo superior. Essa é a essência d todas mesmo q tenham lá suas outras crenças q se diferem. Só não v isso vc e quem não qué.
8 fev (18 horas atrás)
excluir

disponível Milton:

Rudy

Qd li sua opinião. Só t digo ma coisa. O jeito q cristãos colocam deus, é o jeito q eles gostaria d ser se tivessem onipotencia e oniciência e onipresença. Aposto q se vc fosse onipotente iria mesmo querer fazer seus inimigos sofrerem eternamente. Ou seja. O deus cristão é a imagem e semelhança do homem.
8 fev (18 horas atrás)

Marcelo

MILTON;

Veja, eu nunca disse que nego que Deus moro ou nao em X ou em Y, o que eu perguntei COMO voce poderia saber disso, ou seja, que Deus mora dentro de alguem (em voce por exemplo).

Para "comprovar" sua tese voce citou a Biblia, entao, voce esta usando a Biblia para FUNDAMENTAR sua crença num Deus que "mora dentro dos homens", assim voce esta lhe dando autoridade. No entanto, voce rejeita quando a mesma Biblia diz que esse mesmo Deus eh BOM e eh JUIZ SOBERANO, rejeitando sua autoridade. Interessante, nao?

Alem disso, resta a pergunta esquecida: ainda que Deus more dentro de voce, no que isso implica que voce se torna Juiz de Deus?

Abraços
8 fev (18 horas atrás)
excluir

disponível Milton:

Thiago

Vc quer dizer gnóstico> crente d uma antiga seita chamad gnose ou cristianismo gnóstico, ou agnóstico> Homem q segue o agnósticismo, a crença d não dizer q existe e nem q não existe deus.

Mas pelo q vc descreveu, crer num Deus q vc cria pessoalmente pra vc, é deísta. O deísta acredita em Deus, mas não nos dógmas d todas religiões, ele bola pra si uma crença pessoal em Deus absorvendo o q é realmente conveniente pra ele d outras religiões e crenças.

Agora o q eu acredito dessas duas religiões:

Céu: Um estado d benção eterna ao homem.

Inferno: Um estado d espírito pra ele se purgar, se purificar e refletir sobre seus erros pra q emfim possa melhorar d atitude e receber a benção eterna.
8 fev (17 horas atrás)
excluir

disponível Milton:

O q vcs interpreta como bondade? O obvio q eu interpreto, é querer fazer o bem sobre qualquer circunstãncia, mesmo q vc seja ofendido e maltratado e escurraçado. Deus é infinitamente bom como vcs mesmo dizem. Mas tb é justo.

Se ele punir uma alma pecadora. Como Deus vai querer o bem em qualquer circunstância. E tb vai querer ser justo. Presumo eu q ele deve punir, mas pra fazer a lama refletir, se arrepender e se corrirrigir, se purificar pra merecer a eternidade da benção.
8 fev (17 horas atrás)
excluir

disponível Milton:

Reginaldo

Ótimos posts os seus.
8 fev (17 horas atrás)
excluir

disponível Milton:

Rudy

Mais uma coisa. Tem como sim Deus salvar a todos nós e nos dar o livrearbítrio. Aliás. Se for mesmo falar em livrearbítrio, isso é algo q não existiria pra nós já q seu deus é onisciente, conhece nosso passado, presente e futuro, e tem 100% d certeza das escolhas burras q iremos fazer.

Mas quer saber como poderia haver livre-arbítrio pra nós? Simplesmente depois da morte Deus poderia muito bem dar um reset, restart, reinicio na sua vida e vc a começa ela tudo d novo. Desde o dia do seu nascimento até o dia da sua morte d novo. Q obviamente, dependendo d como vc fazer as escolhas dessa vez, vc pode se dar bem ou mal d novo. Mas sempre vai ter o reset, q a meu ver, somos nós mesmos q damos pra jogar d novo o jogo da vida. Chega um tempo q estamos tão bons e perfeitos nesse jogo q não vamos precisar mais d restart ou o reset. Isso chamasse ciclicinismo.
8 fev (17 horas atrás)
excluir

disponível Milton:

Hebert

Vc deixou tb uma ótima frase.
8 fev (17 horas atrás)
excluir

disponível Milton:

Marcelo

Sabe pq rejeito certas coisas da bíblia? Pq ela foi escrita, e depois foi reescrita, suas traduções já não eram mais as mesmas. Sem dizer os trechos q foram modficados por autoriades romanas só pra manipular as massas. Pois se não fosse assim, não teria tantas contradições, principalmente ao q diz respeito ao inferno.

Como posso t falar q Deus está em nós? Q eu saiba vcs mesmos dizem q Deus é onipresente. Todos sabemos q onipresente, signifca estar presente em tudo e em todos. Isso inclue eu, vc, uma simples pedra ou inseto. Pois se isso não fosse verdade. Deus não seria onipresente. Aliás, Onipresença, Onipotência e Onisciência q vcs tanto dizem q seu deus tem, já contradizem um monte coisa q está na bíblia e vcs encistem em se manter cegos perante a isso.

disponível Milton:

Marcelo

Mas obviamente. Nem tudo na bíblia eu rejeito. O ensinamento supremo. Amai a Deus sobre todas as coisas e amai ao próximo como a si mesmo.

Por isso q digo, q Deus pra mim é a unidade d todos os homens reunidos. E a minha religião é fazer o bem. Defino o bem em duas simples palavras. Mutualismo e reciprocidade.

Mutualismo: Qd dois ou mais seres vivem juntos se ajudando.

Reciprocidade: Tratar o outro da mesma forma q ele t trata. No caso, tratar bem quem t trata bem, se todos da humanidade fizessem isso haveria o mutualismo completo e perfeito, dógmas religisosos são o q menos implica em fazer mutualismo e reciprocidade.
8 fev (17 horas atrás)

Marcelo

Claro, claro! E voce eh o grande cara que sabe exatamente o que deve ou nao aceitar como verdadeiro na Escritura? Ai fica facil, qualquer idiota pode provar qualquer idiotice que quiser: isso eu aceito, isso eu nao aceito, bem-me-quer, mal-me-quer... Perfeito!
8 fev (16 horas atrás)
excluir

disponível Milton:

Marcelo

Ae q vem. Assim tb são os seus líderes. Deus não está nas escrituras. Se quer mesmo decobrir Deus, tem q experimentalo, vivencialo e redescobrilo dentro d si mesmo. As escrituras dão algumas dicas como se fazer isso. Mas o resto é por sua conta. E é com esse resto q vc pode descobrir, q não era bem como estava nas escrituras.

Conclusão: E as coisas aqui só estão ficando cada vez mais quentes d se dabater... Pelo visto aqui nessa comunidade a coisa tá ficando preta pra mim, estou em desvantagem. Tirando poucos q me apoiam. O jeito vai ser eu chamar mais gente da outra comunidade q também estamos debatendo esse assunto pra me dar uma força nessa comunidade aqui também.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO! LEIA ISTO: Resolvi tirar a moderação dos comentários. Agora até você troll pode vir aqui me infernizar. Mas tudo tem seu preço! Quando você vir encher d lixo meu blog, no fim do mês vou limpar este lixo daqui e quando fizer isto. Vou estar limpando você q é um lixo no mundo. Vai doer muito em ti! Quer apostar q esta praga vai pegar? Quando sua vida depois virar do avesso, não diga q não avisei... Maktub!((Aquele q quiser se manifestar contra o q penso sinta-se a vontade, mas faça isso sem trollar, pois essa praga só inclui os trolls imbecis.) Agora você deve estar se perguntando porque estou fazendo isto? Só pra treinar minha ação com quietude mesmo.

Pesquisar este blog

Milton: O Jesus d Preto

Milton: O Jesus d Preto
Isso é porque muita gente me chama d Jesus, mas sou só o Milton mesmo porque Jesus é todo mundo.

Deseja fazer um Pacto com OGGU?

O q você acredita q vem depois da morte?

Você a favor da legalização das drogas?

Qual sistema d governo você acha ideal pra o mundo?

Todo poder Executivo e Legislativo devia viver num regime comunista ou socialista?

Capa do meu livro

Capa do meu livro
Essa foto é do meu amigo Alberto q fez esse blog pra mim e me ensinou a mexer nele.