terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Um dossiê contra o Inferno Part.8


Luíza
A idéia do inferno é bem anterior ao cristianismo.O que é contraditório em si, é o sentido do inferno dentro da doutrina cristã. Dor e sofrimento eternos sem possibilidade alguma de redenção? Isso não faz sentido, o castigo que não visa a nada, é irracional. Se é um castigo, deveria ter o intuito de purgar, de purificar, de regenerar e não apenas de causar dor. O inferno da Igreja Católica é a dor pela dor.

7 fev (1 dia atrás)
Danilo
Ainda não acabou
O forista prevenido sempre salva no Word os seus texto mais longos. Esse aqui que eu achei ainda não foi refutado, e serve para demonstrar como conciliar "justiça suprema" com a "bondade suprema".----------------------------------------------------------------Vamos imaginar o ser mais bondoso que possa existir no universo. Tentemos sempre adicionar mais bondade a este ser, de forma que tal bondade possa ser aproximadamente compreendida como uma bondade suprema. Daí, tentemos avaliar, definitivamente, se a suprema bondade divina é compatível com a existência do inferno.Para começar, raciocinemos sobre o que seria bondade:Bondade = Querer e fazer o bem. Oras, mais bondade que querer e fazer o bem, é querer e fazer o bem em qualquer circunstância, ainda que seja ofendido, maltratado, humilhado, ou desrespeitado.Podemos imaginar pessoas com essas características que já viveram na Terra? Claro que sim. Chico Xavier, Madre Teresa de Caucutá, Francisco de Assis, Irmã Dulce, e por que não Jesus Cristo, são exemplo de pessoas que não fizeram na vida mais que a caridade, e raramente se vingaram de algum mal ou ofensa que lhes tenham feito. No entanto, o caráter desses que citei ainda é pouco para designar uma "suprema bondade". Tentemos imaginar mais bondade que isso:Suponha que uma mãe tenha um filho assassinado. Essa mãe, é uma pessoa com muita, muita bondade. Então, essa mãe tem a oportunidade de escolher o destino do assassino. O que ela escolheu? Isso mesmo...Uma vida de paz e tranquilidade. E ainda se propôs a ajudar o assassino em todas as suas dificuldades, e prestar-lhe assistência e boa amizade. Afinal, ela é uma pessoa muito boa, concordam?

7 fev (1 dia atrás)
Danilo
Porém alguns dirão: Ela não foi justa. Hum, isso é verdade! Ela não foi justa. E isso é um problema. A partir daqui, fica difícil com o problema da justiça, alcançar a suprema bondade que estamos tentando compreender.Mas ainda com a nossa limitada inteligência, vamos tentar criar uma situação onde essa mãe seja bondosa, e ao mesmo tempo justa. Então essa mãe decidiu que o assassino, por justiça, deveria reparar o erro que teria cometido. Mas reparar como? Com anos de cadeia? Com prestação de serviços comunitários? Ou com sofrimento gratuito, tortura medieval, apedrejamento, ou horror supremo?Vamos tentar achar a solução em que a justiça e a bondade dessa mãe seja a maior possível.A princípio, podemos pensar no grau da pena que deve cumprir esse assassino. Que parâmetros podemos avaliar? O arrependimento? Sim. Podemos avaliar o arrependimento.Caso 1 – O assassino se arrependeuO assassino se arrependeu profundamente do seu crime. Bom, já que precisamos maximizar a bondade, então, nenhuma pena é necessária para esse assassino....Opa, mas perai...A mãe continua sem o filho, e a dor da perda ainda não apagou do seu peito. Isto não parece muito justo! Conclusão: Se o simples arrependimento elimina todos os débitos do pecador, não há justiça divina. Apenas bondade.

7 fev (1 dia atrás)
Danilo
Caso 2 – O assassino não se arrependeuO maldito do assassino não se arrependeu. Naturalmente, isso requer uma pena mais dura, e nada mais justo que o eterno sofrimento no inferno.Opa, mas perai...Se a pena é eterna, não existe perdão. Se não existe perdão, estamos saindo daquela condição inicial do conceito de bondade, que é querer e fazer o bem em qualquer circunstância, ainda que seja ofendido, maltratado, humilhado, ou desrespeitado.Conclusão: Se existe a pena eterna para um erro, não existe bondade divina. Apenas justiça.Talvez alguém se arrisque em me convencer se existe alguma bondade em condenar alguém para o inferno. Não? Ok, continuemos:Observamos, através das duas conclusões, que o Deus bíblico utiliza um critério peculiar em cada caso. No caso do arrependimento, ele utiliza a pura bondade, sem nenhuma justiça. No caso do não-arrependimento, ele utiliza a pura justiça, sem nenhuma bondade. E se Deus invertesse o critério? Que tal analisarmos o que ocorreria?Nosso objetivo agora, é determinar em qual das opções, conseguimos maximizar a somatória da bondade e justiça divina, através do raciocínio lógico:Critério 1:>Para o arrependimento: Bondade>Para o não-arrependimento: JustiçaCritério 2:>Para o arrependimento: Justiça>Para o não-arrependimento: Bondade

7 fev (1 dia atrás)
Danilo
Já analisamos o critério 1, e vimos o resultado. Agora vamos ver o que ocorre no segundo critério, e ver se Deus está utilizando o critério correto. Caso 3: O assassino se arrependeu:O assassino se arrependeu, e com a justa justiça, a mãe da vítima escolheu que ele deveria ficar 5 anos na cadeia. Cinco anos foi o tempo necessário para que o assassino reformulasse a sua conduta. A mãe da vítima escolheu esse tempo, pois sabia que era o tempo que o assassino precisava para se reformular (a mãe da vítima é onisciente!) Conclusão: O assassino pagou pelo seu erro, e foi perdoado. Apesar de termos aplicado somente a justiça, Aqui temos, automaticamente, a justiça e a bondade!Caso 4: O assassino não se arrependeu:O assassino não se arrependeu, e portanto, através do concurso da bondade, foi lhe oferecido as condições favoráveis ao seu arrependimento. Portanto, ele foi condenado a 20 anos de cadeia. A mãe da vítima, que é onisciente, sabia que esse era o tempo que o assassino precisava para refletir sobre o ocorrido, e chegar ao arrependimento.Conclusão: O assassino pagou pelo seu erro, e foi perdoado. Aqui, temos novamente a justiça, aplicada tão somente através do concurso da bondade.Portanto, o inferno se enquadra no primeiro critério utilizado por Deus, que a lógica demonstra ser incompatível com o que se entende como a cociliação de “suprema bondade” e “suprema justiça”. Para os crentes que acreditam na suprema bondade divina, e na existência do inferno, vocês precisam avisar a Deus que ele está utilizando o critério errado.

7 fev (1 dia atrás)
Dimas
Se céu e inferno existissem, pessoas ricas teriam mais chance de salvação que pessoas pobres. Por que um rico furtaria, por exemplo? Qual ambiente social torna mais provável que alguém cometa um assassinato, uma favela ou uma mansão?
Pedro
Dimas
"Se céu e inferno existissem, pessoas ricas teriam mais chance de salvação que pessoas pobres. Por que um rico furtaria, por exemplo? Qual ambiente social torna mais provável que alguém cometa um assassinato, uma favela ou uma mansão?"Putz... e aí, a instituição do inferno foi inventada como uma forma de se manter a hierarquia social através do medo da punição divina? Ou Deus é que queria mesmo uma sociedade hierarquizada, governada por uma "elite natural" (http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=82), os escolhidos divinos? (8^)

7 fev (1 dia atrás)
Dimas
Pedro"Putz... e aí, a instituição do inferno foi inventada como uma forma de se manter a hierarquia social através do medo da punição divina?"He he, não me arrisco a afirmar que foi inventado com este propósito sem fontes para sustentar. Mas dá para dizer que um dos efeitos de tal crença é manter estáveis sociedades com grandes diferenças sociais."Ou Deus é que queria mesmo uma sociedade hierarquizada, governada por uma "elite natural", os escolhidos divinos? (8^)"Se ele queria, não sei. Mas quando se formam hierarquias, uma crença na condenação divina ajuda a manter os desfavorecidos bonzinhos e comportados.

7 fev (1 dia atrás)
giuliano
O inferno não existe por lógica simples. Ele é auto refutável.Entenda:1- Segundo o cristianismo Deus quer que o homem seja bom e que a benevolencia reine em todo universo.O inferno é o lugar onde torturas e sofrimentos existem e existirão para SEMPRE.Ou seja, mesmo que todo os seres atinjam uma consciencia universalmente benevolente ainda haverá no plano existencial o inferno onde nada de bom ocorre e lá a malevolencia não tem fim.2- Vc conhece algum crime que mereça um castigo que dure para sempre? Castigos servem para punir. Punições possuem propósitos. Qaul a lógica de uma punição eterna? Qual a razão de um castigo que dure eternamente sem direito a arrependimento ou aprendizado?Como podem ver... o inferno é totalmente ilógico. Não passa de uma criação humana feita por gente mui esperta para assegurar a enganação imposta aos trouxas.

7 fev (1 dia atrás)
Coringa
A revolução no inferno.
A revolução se deu porque ao serem concebidos pela humanidade, os demônios eram aceitos como sinônimo de conhecimento pelos gregos antigos. Mais tarde ficaram sendo vistos como intermediários entre os humanos e deuses, não necessariamente responsáveis pela comunicação entre humanos (mas também podiam comunicar-se com ambos), mas sim uma espécie imortal mas que tem os mesmo desejos humanos e sem os poderes dos deuses.*O tempo passou e os demônios que outrora adoravam ser vistos como caçadores de conhecimento e responsáveis por desejos, poesias, magia e outras coisas mais, começaram a ser acusados de serem maléficos pelos próprios gregos. Mas ainda sim existiam os que os achavam relativamente legais.*Com a chegada do cristianismo a coisa ficou ruim para os demônios que passaram de sinônimo de conhecimento para causadores e "sócios" da danação eterna, junto de um deus que lhes era muito amigo, Hades.*Com a chegada do irmão mais novo de Zeus, todos os deuses e suas equipes foram levadas ao inferno, e lá foram obrigados a se portarem feito animais como numa peça de teatro onde o objetivo era assustar as pessoas. O irmão mais novo de Hades, conhecido como YHWH (nominho complicado), tomou o controle de tudo e o mundo perdeu a graça.*Por volta de 1935, cansados de serem considerados maus, burros e cruéis, Hades, os outros deuses e todos os demônios que estavam na inferno pediram as contas e foram morar num outro universo criado por Zeus. Essa foi a revolução do inferno.*Milhares de almas ficaram presas no purgatório pois o inferno não estava em condições de atender a demanda o que fez o purgatório quase "pegar fogo".*A pouco tempo a ICAR desativou o purgatório, e ao que parece a humanidade está começando e entender que morrer acontece assim: O corpo para, já não se percebe nada...*...acabou.*Por isso o inferno não existe mais.*O inferno somos nós!

7 fev (1 dia atrás)
Coringa
Só pra terminar.
Longe do conhecimento tanto de Zeus quanto de YHWH, um irmão mais novo nasceu. Este, ao que parece, pretende dominar este universo (não sei porque chamam de "uni"verso, sendo que existem tantos hahahahaha) em breve e trazer novamente a magia para cá. Seu nome é Eru mas pode ser chamado de Iluvatar. O plano para dominar este universo irá se iniciar a partir do momento em que todos os humanos tiverem conhecimento razoável sobre a terra média.Não me lembro de ter ouvido falar de inferno nas escrituras de Iluvatar, ou seja, ninguém aguenta mais essa bobagem.

7 fev (21 horas atrás)
Leonardo
Pensei que este tópico fosse render boas discussões com os teístas...

7 fev (21 horas atrás)
Victor
Um mago poderoso lançou uma maldição em toda a humanidade pelo erro de 2. A maldição o manda para queimar eternamente, ou você o ama e faz tudo o que ele mandar, mesmo que ninguém entenda a sua lei, ou ele te tortura eternamente, mas ele te ama muito.Troque mago por deus e eis o cristianismo.

7 fev (20 horas atrás)
Rodney
Giuliano
Não passa de uma criação humana feita por gente mui esperta para assegurar a enganação imposta aos trouxas. ________________________Fora isso, concordo com teu ponto de vista;.Não foi gente muito esperta que inventou o inferno. Foi gente otária e de mau-caráter. O problema é que tem gente mais otária ainda e covarde que acredita.

7 fev (20 horas atrás)
PaiClaudinei
que o inferno naõ existe eu tenho certeza,, mas naõ ha duvida que e o maior marketin.e a alavanca que impulsiona o cristianismo,, criando dificuldade para vender facilidade...o que seria da icar, universal e todas as assembléias por ai sem o tinhoso.. o coisa ruim. satanás e sua morada o inferno.

8 fev (18 horas atrás)
Eduardo
[Off-topic] Pai Claudinei, você me parece ser de alguma religião afrodescendente (não sei diferenciar candomblé de umbanda). Gostaria de perguntá-lo se a sua religião é considerada universal (tal como o cristianismo) ou étnica (apenas para indivíduos de ancestralidade africana). Obrigado.[Topic] Não tenho certeza... alguém acima disse que a ideia de inferno existia antes do cristianismo. Concordo. Porém a ideia de um inferno com dor eterna, ou mesmo uma punição finita, não conheço em algum paganismo.
Atlas
Primeiramente devemos definir a imagem do diabo para depois definir o que é o inferno segundo a visão mais popular do cristianismo, primeiro; Nas religiões politeístas, o diabo não existia. Era um conjunto de Deuses compersonalidades diferentes e com propostas diferentes, onde tais podiam praticar atitudes ao seu bel prazer, sendo assim, consideradas más ou boas, dependendo da visão da época. Podemos então partir para uma dedução que leva a imagem do diabo e, assim poderemos defini-lo melhor; Acredito que o Deus “Pã” da mitologia grega foi essencial para a formação da imagem que o diabo posteriormente teria, e que levaria a idéia do diabo atual até a Europa ocidental inicialmente.Por fim, após o começo da religião monoteísta, onde a separação do bem e do mal foi feita, onde, como base um único Deus.. Surgiu então o “adversário”, o “opositor”. Para cada bem aja o mal. Embora o pensamento da antiga religião politeísta já teria posto em prática a idéia de poder entrar aos céus após a morte, o inferno baseado no diabo atual foi formulado após as passagens e idéias baseadas na religião monoteísta, e que cai no pensamento popular até hoje.

8 fev (18 horas atrás)
Will
Se o inferno não existe como fica o Céu? O Céu existe?Não vão dizer que o Céu é lá onde ficam as nuvens ...

8 fev (17 horas atrás)
Pedro
"Se o inferno não existe como fica o Céu? O Céu existe?Não vão dizer que o Céu é lá onde ficam as nuvens ..."Não, o Céu fica no topo de uma montanha... os antigos moradores eram meio arruaceiros, mas já foram despejados. Parece que já botaram um muro alto com cerca elétrica e câmeras de segurança por todos os lados.( 8^)

12:59 (6 horas atrás)
PaiClaudinei
poxa wiil , voce tirou minha resposta,, que o ceu fica acima das nuvens..ola eduardo,, sim sou da umbanda,, e la não e universal.. seus conceitos são puramente brasil.. não somos de massa ,, universal nos da arrepiorsrsrsrsrsr,,se quiser saber alguma informação sobre umbanda, pode perguntar..deixando claro que não estamos atraz de adptos.. pois acreditamos,, na individualidade.. de cada um..

17:09 (2½ horas atrás)
Érika
Inferno existe apenas como morte eterna, a idéia de sofrimento com diabinhos e um corpo quimando eternamente é forçação.

19:14 (30 minutos atrás)
Alexandre
"Inferno existe apenas como morte eterna, a idéia de sofrimento com diabinhos e um corpo quimando eternamente é forçação."Sou o único a achar a morte eterna pior que o inferno clássico de fogo e diabinhos?

19:15 (28 minutos atrás)
excluir
Milton:
Na comunidade Apologética cristã evangélica
O moderador assim q viu q eu postei daqui as suas opiniões relevantes e lógicas daqui, me ameaçou d apagar os posts q postar daqui lá. Ele acha isso injusto... Mas v se é justo eu ter q usar só o q sei contra uma maioria esmagadora d cristãos? Pois bem. Por falar nisso. Onde estão os cristãos daqui q parecem ter fugido do debate realmente inteligente?

19:31 (12 minutos atrás)
Victor

Quote (Alexandre @ 19:14 (15 minutos atrás))
"Inferno existe apenas como morte eterna, a idéia de sofrimento com diabinhos e um corpo quimando eternamente é forçação."Sou o único a achar a morte eterna pior que o inferno clássico de fogo e diabinhos?
Deve ter mais gente que pensa assim. Mas eu prefiro desaparecer do que ficar no meio do mato adorando o Sr das vaidades eternamente.

19:37 (6 minutos atrás)
excluir
Milton:
Érica
O vc se referiu é o tã conhecido aniquilacionismo dos adventistas, antes ele do q o inferno de sofrimento eterno. Mas algo q pra mim tb não faz sentido. Se segundo a bíblia, Deus quer q todos se slavem e alcancem a verdade e a vida. 1Tim, vers.3 e 4. Como ele é onipotente, d uma forma ou d outra vai conseguir iss creio eu.

19:41 (2 minutos atrás)
excluir
Milton:
Um aviso
Ae galera. Estou juntando todos esses posts daqui e da outra comunidade pra fazer um livro e deixar d download gratuitamente no meu site. Darei os devidos créditos a vcs tb.
Alexandre
O que poderia ser pior para uma criatura do que simplesmente não existir? Sim, eu sei que eu ficaria péssimo em um lago de fogo ou similar, mas não posso nem imaginar o que seria de mim sem mim.

19:55 (26 minutos atrás)
Victor

Quote (Alexandre @ 19:53 (1 minuto atrás))
O que poderia ser pior para uma criatura do que simplesmente não existir? Sim, eu sei que eu ficaria péssimo em um lago de fogo ou similar, mas não posso nem imaginar o que seria de mim sem mim.
Eu prefiro não existir do que existir em péssimas condições. Tanto que se falhar no curso de sistemas de informação na utfpr, eu me mato. Se não conseguir viver bem, não tem porque eu viver. É assim que eu penso.


Conclusão: Nesta comunidade o assunto está rendendo e está dando algo realmente interessante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO! LEIA ISTO: Resolvi tirar a moderação dos comentários. Agora até você troll pode vir aqui me infernizar. Mas tudo tem seu preço! Quando você vir encher d lixo meu blog, no fim do mês vou limpar este lixo daqui e quando fizer isto. Vou estar limpando você q é um lixo no mundo. Vai doer muito em ti! Quer apostar q esta praga vai pegar? Quando sua vida depois virar do avesso, não diga q não avisei... Maktub!((Aquele q quiser se manifestar contra o q penso sinta-se a vontade, mas faça isso sem trollar, pois essa praga só inclui os trolls imbecis.) Agora você deve estar se perguntando porque estou fazendo isto? Só pra treinar minha ação com quietude mesmo.

Pesquisar este blog

Milton: O Jesus d Preto

Milton: O Jesus d Preto
Isso é porque muita gente me chama d Jesus, mas sou só o Milton mesmo porque Jesus é todo mundo.

Deseja fazer um Pacto com OGGU?

O q você acredita q vem depois da morte?

Você a favor da legalização das drogas?

Qual sistema d governo você acha ideal pra o mundo?

Todo poder Executivo e Legislativo devia viver num regime comunista ou socialista?

Capa do meu livro

Capa do meu livro
Essa foto é do meu amigo Alberto q fez esse blog pra mim e me ensinou a mexer nele.