domingo, 6 de fevereiro de 2011

Um dossiê contra o inferno Part.7


Obs: Os posts a seguir agora, eu deixei na comunidade Debate: Religião e Ateísmo, o debate está em portunetes. Pelo menos da minha parte, é portunetes.

Milton:
Um dossiê contra o inferno
Pois bem galera. Convoco a todos aqui pra montar um documento com todas informações q cada um conhece q dão d vez um fim na idéia do inferno cristão. Se vc não acredita em inferno. Dexie aqui seus conhecimentos e informações q refutem d vez essa idéia absurda do cristianismo. Vale argumentar aqui contra, pensamentos d ateus, judeus, livrespensadores, deístas ou cristãos mente abertas ou alguém d qualquer outra religião q é contra. Claro, os q se manifestam a favor da crença no inferno d sofrimento eterno podem se manifestar também. 00:20 (1 hora atrás) Danilo
Milton
Isso é algo um pouco complicado.

(Minha experiência em debates sobre inferno:)

Não podemos afirmar que o inferno é falso através de demonstração empírica. Nenhuma ciência exata alcança a solução dessa questão. Precisamos portanto, provar que o dogma do inferno cristão é ilógico, ou seja, contraditório aos demais princípios dessa doutrina, e por isso, impossível.

A dificuldade dessa demonstração está na exata definição dos valores de justiça, bondade, misericórdia, entre outras coisas...

E mesmo que a gente consiga alcançar esse resultado, ele será útil apenas para nós mesmos, que não acreditamos no inferno. Muitos crentes já declararam que não se incomodam em acreditar numa coisa contraditória. Os que se incomodam, distorcem os valores de justiça, bondade e misericórdia, e colocam tais conceitos em uma esfera oculta e insondável, para que a contradição não seja válida.

Mas vamos tentar. Eu gostei da idéia. 00:45 (1 hora atrás) Rafael - Herege
Eu posso usar só a Bíblia pra mostrar que inferno é uma furada. Mas prefiro dar um grau neste tema com informações contextuais e de lingüística. Depois arranjo um tempo pra postar. 00:58 (51 minutos atrás) * Chrystian )
Ué?
"O Reino de deus está dentro de vós" mas o inferno tá fora? 01:00 (49 minutos atrás) Danilo
Começa o jogo!!!!!!!!!
Vamos lá...

Antes de começar, preciso apenas ressaltar que é muito respeitável a crença em um ser abominável, que sente prazer em tortura almas, e nada impede que tal crença seja amparada pela lógica. O problema exato é provar a contradição, ao afirmar que esse mesmo ser é bondoso, justo e misericordioso.

Vamos começar provando que o Deus cristão da bíblia protestante/católica é um ser abominável, que sente prazer em torturar almas.


Princípio: Deus é o criador de tudo o que existe
Logo, Deus é o criador do inferno.

Princípio: Deus criou os anjos e os dotou de livre-arbítrio.
Episódio: Alguns dos anjos revoltaram-se contra Deus e foram condenados à danação eterna.
Princípio: Deus é onisciente

Deus sendo onisciente, conhecedor do passado, do presente e do futuro, sabia quais anjos seriam condenados, antes de tê-los criado.

Logo, sendo Deus onisciente, ele intencionalmente criou anjos condenados. Semelhante fenômeno ocorre quando libertamos um louco no terraço de um prédio, sabendo que ele vai se jogar, ou quando oferecemos uma arma para alguém que quer se suicidar. Nesses dois casos, temos a intenção de provocar a morte dessa pessoa.

Consequência: Os anjos condenados serão eternamente votados ao mal, e jamais serão felizes.

Julgamos os motivos de um ato pelas consequências desse ato. Nesse caso, um dos motivos de Deus para tal ato é obrigatoriamente ocasionar a eterna infelicidade desses anjos.

Princípio: Os anjos não tem o mesmo poder de Deus.
Logo: Os anjos condenados não tiveram chance de defesa, e nada puderam fazer para reverter a própria situação

Segundo a ética, a moral, e psicologia, um ser que abusa do seu poder para impor um outro ser à uma condição de eterna infelicidade, ele é insensível, cruel, maléfico, ordinário, egoísta, entre outras centenas de adjetivos aplicáveis.

Um ser com tantas características negativas, por definição, é abominável. 01:21 (27 minutos atrás) Danilo
Agora, provando que Deus sente prazer em torturar almas:

Deus, intencionalmente, criou anjos condenados ao inferno

Deus é onipresente
Logo, Deus também está no inferno.
Deus é onisciente
Logo, Deus conhece profundamente o pensamento e o sofrimento dos anjos ou almas que estão sendo castigadas
Deus é onipotente
Logo, Deus pode, se tiver vontade, interromper o castigo de qualquer anjo ou alma que esteja no inferno.
Princípio: O castigo do inferno é eterno
Se eterno, é pela vontade de Deus.
Logo, Deus nunca sentiu ou sentirá vontade de interromper o castigo
Logo, Deus não tem piedade do sofrimento da alma que é castigada no inferno.

Pergunta-se: Quais os motivos de Deus não ter piedade do sofrimento da alma?
Para um ser onisciente, julga-se os motivos pelas consequências. Logo, um dos motivos para que Deus não sinta piedade é que o sofrimento dessa alma está de acordo com a sua vontade.
De acordo com comportamento e psicologia, nos sentimos felizes quando nossas vontades são satisfeitas.
Logo, Deus sente prazer em assistir o sofrimento das almas condenadas no local e na circunstância criada por ele.

Logo, Deus sente prazer em torturar almas. 01:28 (21 minutos atrás) excluir Milton:
Danilo
Tá ficando bom seus argumentos, já pensei no mesmo tb. Ok. Podemos não convencer os crentes no inferno a descrer d vez do inferno, mas fortaleceremos nossas convicções e ajudaremos os q estão em duvida a se decidirem logo pelo nosso lado q óbvio. É o mais senssato. 01:40 (9 minutos atrás) Will
Concordo.



Mas, alguém dirá: Deus - o cristão - se faz conhecer através do Cristianismo, através dos livros sagrados, que Ele mesmo ditou aos homens iluminados.

Ora, nesses livros pode-se retirar a seguinte regra: Se vc é bom vai pro Céu. Se vc é ruim vai para o inferno. E há a definição do que é ser bom ou ruim. Se vc ama a Deus vc é bom. Se vc não ama ou o ignora é ruim.

Essas são as regras válidas pra quem entra nesse jogo. O problema é que, querendo ou não, todos estão jogando. 01:47 (1 minuto atrás) excluir Milton:
http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=100421&tid=5569619959281708718

Aqui está o link do tópico onde tb estou tentando argumentar com esse energumes. 01:48 (1 minuto atrás) Danilo
Contra-argumentações clichês e previsíveis:
"Moral, ética, psicologia e comportamento não se aplicam ao pensamento de Deus"

Se não se aplica para as qualidades ruins, igualmente não deve se aplicar para as qualidades boas.
Porém, chegamos à conclusão de tais qualidades humanas devido à natureza das "ações" e "atitudes" feitas pelo Deus protestante/católico. Dos efeitos remontamos a causa. Além do mais, quando questionamos o propósito dos eventos e episódios da bíblia, estamos sempre diante da "vontade de Deus", do "ciúme de Deus", da "ira de Deus", etc...Logo, se as características humanas do Deus católico/protestate servem para assentar os princípios da doutrina, essas mesmas características, com as mesmas propriedades, obviamente, podem ser utilizadas para refutá-la.

"Deus é tão perfeito, que mesmo sendo vingativo, ele é piedoso"

Isso é uma contradição. A perfeição deve ser uma condição de absoluto dote de qualidades e virtudes positivas. Qualquer resquício de malevolência acaba com a perfeição.

Conclusão: O amigo postou bons argumentos. Os postarei na comunidade d Apologética Cristã evangélica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO! LEIA ISTO: Resolvi tirar a moderação dos comentários. Agora até você troll pode vir aqui me infernizar. Mas tudo tem seu preço! Quando você vir encher d lixo meu blog, no fim do mês vou limpar este lixo daqui e quando fizer isto. Vou estar limpando você q é um lixo no mundo. Vai doer muito em ti! Quer apostar q esta praga vai pegar? Quando sua vida depois virar do avesso, não diga q não avisei... Maktub!((Aquele q quiser se manifestar contra o q penso sinta-se a vontade, mas faça isso sem trollar, pois essa praga só inclui os trolls imbecis.) Agora você deve estar se perguntando porque estou fazendo isto? Só pra treinar minha ação com quietude mesmo.

Pesquisar este blog

Milton: O Jesus d Preto

Milton: O Jesus d Preto
Isso é porque muita gente me chama d Jesus, mas sou só o Milton mesmo porque Jesus é todo mundo.

Deseja fazer um Pacto com OGGU?

O q você acredita q vem depois da morte?

Você a favor da legalização das drogas?

Qual sistema d governo você acha ideal pra o mundo?

Todo poder Executivo e Legislativo devia viver num regime comunista ou socialista?

Capa do meu livro

Capa do meu livro
Essa foto é do meu amigo Alberto q fez esse blog pra mim e me ensinou a mexer nele.